terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sobe para 570 mil o número de inscritos no
site para obter vagas usando a nota do Enem

Valor corresponde a cerca de um quarto dos jovens que fizeram a provaO MEC (Ministério da Educação) relata que 570 mil estudantes se inscreveram no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) até o meio-dia desta terça-feira (2).

Houve crescimento de 82 mil inscrições com relação ao último balanço divulgado, às 19h15 de segunda-feira (1º), quando 488 mil candidatos haviam dado entrada no sistema.

O Sisu permite que alunos disputem 47,9 mil vagas em 51 faculdades e institutos de ensino federais com base na pontuação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A evolução das inscrições têm seguido uma média de 60 a 70 mil candidatos a cada seis horas de funcionamento do sistema.

Apesar disso, a quantidade de inscritos no Sisu ainda é baixa, de um quarto (quase 25%) do total de alunos que fizeram o Enem nos dias 5 e 6 de dezembro.

Notas de corte estão disponíveis

Estudantes que estão acessando o Sisu encontraram uma mudança nesta terça. Agora, o site tem uma nova página, que pode ser aberta antes de fazer o login e que mostra informações sobre os cursos disponíveis.

A página pode ser acessada a partir de um banner vermelho. Ali, o vestibulando pode buscar o curso, a instituição, campus e Estado desejados. O sistema mostra quantidade de vagas e de inscritos, a relação de candidato por vaga, a maior nota entre os inscritos e a nota de corte.

De acordo com a assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação), os dados são relativos ao dia anterior, já que o sistema fecha durante a madrugada para que os cálculos possam ser feitos. Diariamente, a concorrência e a nota de corte mudam conforme o perfil e a quantidade de inscritos.

Nem todos que fizeram

O ministério ressalta que nem todos os 2,5 milhões de estudantes que fizeram o Enem estão à procura de vagas em faculdades federais.

Muitos buscam o certificado de formação do ensino médio ou bônus em vestibulares de universidades estaduais, como a Unesp (Universidade Estadual Paulista). Por isso o número "parece pequeno", segundo a assessoria do MEC:

- Até agora, o número de inscrições está muito bom. O importante é que o sistema está funcionando e as pessoas estão se inscrevendo.

Não há meta de inscrições, de acordo com o ministério. Entretanto, a pasta espera que o Sisu alcance pelo menos 800 mil alunos cadastrados.

Ligações

No total, o ministério recebeu cerca de 21,5 mil ligações de candidatos com dúvidas e reclamações sobre o Sisu, entre sexta-feira e domingo (31).

O MEC ressalta que o número de queixas caiu muito no sábado (476) e domingo (92), em comparação com sexta-feira, quando a maior parte das ligações foi para reclamar do sistema.

Mudança no critério de desempate

O MEC (Ministério da Educação) decidiu abandonar um dos critérios de desempate do Sisu.

A regra alterada previa que quem se inscrevesse primeiro obteria uma das vagas oferecidas em faculdades e instituições de ensino federais pelo sistema, que usa os pontos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na disputa.

A mudança atinge todo o país, apesar de a decisão ter sido motivada por um erro de acesso à internet na região Sudeste, ocorrido no domingo (31). O problema impediu que muitos alunos tivessem acesso ao Sisu, segundo o ministério.

O critério que não será mais usado é o último de uma série de seis, avaliados para o desempate nas vagas. São eles:

Nota obtida na redação
Nota obtida na prova de linguagens
Nota obtida na prova de matemática
Nota obtida na prova de ciências da natureza
Nota obtida na prova de ciências humanas
Antecedência na inscrição

Com a mudança, todos os candidatos que continuarem empatados após os cinco primeiros critérios vão obter vagas - não será mais levado em conta o sexto critério, de antecedência na inscrição.

Universidades mais procuradas

De acordo com balanço de domingo, as universidades mais procuradas pelos alunos no Sisu são a UFABC (Universidade Federal do ABC) e a Universidade Federal de Pelotas. Confira abaixo as dez mais buscadas:

Posição

Universidade

CursoInscritos
1Fundação Universidade Federal do ABCCiência e tecnologia8.769
2Universidade Federal de PelotasMedicina4.238
3Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroMedicina3.535
4Universidade Federal do AmazonasMedicina3.093
5Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroDireito3.047
6Universidade Federal do Vale do São FranciscoMedicina2.991
7Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroAdministração2.574
8Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroDireito2.390
9Universidade Federal do MaranhãoDireito2.173
10Universidade Federal do Mato GrossoMedicina2.126


Lentidão

O Sisu começou a funcionar na sexta-feira (29). Como apresentou lentidão naquele dia, teve suas operações encerradas duas horas antes do previsto, às 22h. Ele voltou a operar às 6h do sábado após troca de equipamentos realizada na madrugada. Somente às 9h o sistema estava estabilizado.

Harry Potter e as Relíquias da Morte


O novo filme de HP irá estrear só em novembro, mesmo estando tão longe, já estamos com vontade de ver! é o último filme da série, porém, ele foi dividido em duas partes. Então em novembro veremos apenas a primeira metade do filme.

Só para os Valentes!

Piada Do Dia!!!


O louco e o dentista

O louco voltou ao dentista, que tinha arrancado um dente dele no dia anterior:

"E aí, rapaz, seu dente parou de doer?"

E o louco:

"Sei lá, doutor! Foi o senhor quem ficou com ele!"